A Carreta da Mamografia, estacionada no Paço Municipal de Jundiaí, realiza os últimos exames neste sábado (24), encerrando uma ação que facilitou o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Carreta da Mamografia em Jundiaí: acesso direto à prevenção
Desde o dia 13 de maio, a Carreta da Mamografia está estacionada no Paço Municipal de Jundiaí, no Jardim Botânico, oferecendo exames gratuitos e sem agendamento, para mulheres dentro das faixas etárias prioritárias.
A estrutura tem sido uma ferramenta essencial para ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama na cidade.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, a carreta tem capacidade para atender 50 mulheres por dia útil e 25 mulheres aos sábados. Os exames são realizados por ordem de chegada, com distribuição de senhas presenciais, o que garante agilidade e reduz burocracias.
O público-alvo são mulheres a partir dos 35 anos, sendo que de 50 e 69 anos, é necessário apenas apresentar RG e cartão do SUS. Já mulheres de 35 a 49 anos e também para aquelas com mais de 70, é necessário apresentar um pedido médico, o qual pode ser obtido no próprio local com apoio da equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
Além do exame, cada paciente recebe as imagens na hora e uma senha para acessar o laudo online.
Em casos de alteração suspeita, o encaminhamento ao SUS é feito de forma imediata, assegurando a continuidade do cuidado.
Atenção: últimos dias para realizar o exame
A ação será encerrada neste sábado, 24 de maio, onde serão distribuídas 25 senhas.
Vale destacar o impacto gerado pelos exames realizados até o momento, que consolida a ação como uma das mais eficazes estratégias de rastreamento populacional em saúde promovidas recentemente na cidade.
O encerramento da Carreta da Mamografia marca o fim de uma etapa importante no cuidado preventivo em Jundiaí. Com atendimento rápido, gratuito e humanizado, a ação viabilizou o diagnóstico precoce para muitas mulheres e reforçou o papel do município na promoção da saúde pública.
Ainda há tempo para quem deseja aproveitar essa oportunidade. Não perca essa chance.